Postado em 13 de Dezembro de 2019 às 16h33

Mitos e verdades sobre comunicação impressa

Sejam materiais publicitários ou jornalísticos, o fato é que a comunicação impressa continua cumprindo seu papel com muita eficiência na sociedade. É fato que o crescimento da comunicação digital é uma realidade constante que atrai cada vez mais, porém, ao contrário do que muitos pensam, não minimiza a importância da comunicação impressa que segue fascinando com seu incrível poder de informar.
Seja impresso ou digital, cada forma de comunicar exerce muito bem sua função e os dois modelos se complementam. Quer saber mais sobre o incrível mundo da comunicação impressa? Leia o nosso Blog Post e conheça alguns mitos e verdades sobre o assunto!


1. Mídia impressa não tem tanta eficiência atualmente? 

MITO! Muitos vêm questionando a efetividade da mídia impressa por pensarem que a maioria das pessoas prefere a comunicação digital. Não é bem assim! Embora o mundo digital venha conquistando cada vez mais espaço no mercado, não significa que o impresso não seja extremamente útil. Inclusive, há quem prefira o impresso. Além disso, mídia impressa e digital se complementam de maneira incrível. Afinal, há momentos em que utilizamos a comunicação digital, porém, em outras ocasiões a comunicação impressa é fundamental.

2. Cem por cento do papel provém do reflorestamento?
Verdade! Cada vez mais crescem as maneiras para evitar que florestas nativas sejam utilizadas para produção de papel e outras finalidades. Tanto no Brasil, quanto em outros países, são plantadas árvores para suprir a necessidade de celulose. Com isso, além de garantir que não faltará matéria-prima para que o negócio continue viável, as empresas contribuem com a sustentabilidade do próprio negócio e do planeta. Atualmente, 100% da produção de papel e celulose vêm de áreas reflorestadas. Aliado a isso, ainda existe uma parcela de papel que é feito por meio da reciclagem.

3. Papel é sustentável?
VERDADE! O papel que você utiliza vem de uma fonte sustentável, tanto que a indústria da área possui diversos sistemas de certificações. Importante destacar, ainda, que o papel é um dos materiais mais reciclados do mundo. Além disso, por utilizar matéria-prima de origem renovável, a indústria de celulose e papel não gera grande quantidade de resíduos.

4. Em qualquer tipo de networking o material impresso pode ser fundamental?

VERDADE! O material impresso, independentemente do conteúdo, continua e vai continuar exercendo papel estratégico para promover networking. Por exemplo, se você está em uma reunião de negócios, numa feira ou mesmo em qualquer outro ambiente com a oportunidade de mostrar seu trabalho, é importante que tenha em mãos um flyer, um informativo institucional, um catálogo, um cartão de visitas, entre outros. Se você estiver de mãos vazias nesse momento, vai perceber o quanto esse material é importante e faz falta no momento de consolidar um relacionamento que poderá gerar negócios imediatos ou futuros.

5. Além de proteger produtos, as embalagens também servem como um meio de comunicação?

VERDADE! A embalagem de papel é essencial para proteger produtos, porém, sua função vai muito além e hoje podemos afirmar que ela cumpre uma missão importante no que se refere à comunicação visual, tanto que é capaz de cativar o consumidor que, muitas vezes, decide por determinado produto porque a embalagem o convenceu disso.
Também podemos destacar que uma embalagem eficiente exerce papel essencial na questão da sustentabilidade. Quando é produzida com materiais ecologicamente corretos e formato otimizado, este item traz economia de recursos e melhora a logística. Outro aspecto importante é que existem as embalagens reutilizáveis que, além de despertar interesse do consumidor, também são importantes para a preservação ambiental.

Gostou? Está precisando imprimir seu material? Venha conhecer a Arcus e surpreenda-se com uma comunicação visual incrível para o seu impresso!

Veja também

O papel do reflorestamento 22/11/19 Muito se fala sobre a importância de ações sustentáveis para o futuro do planeta. Afinal, a saúde e a qualidade de vida das pessoas, especialmente das futuras gerações, são aspectos que estão diretamente ligados à preservação das áreas verdes. Com isso, uma das medidas que vêm ganhando destaque nos últimos anos......
Viver é ver o mundo de infinitas formas todos os dias09/01 Se você precisasse descrever o mundo, como seria? Falaria sobre as cores que enxerga, quem sabe descreveria os sons que ouve diariamente, ou até mesmo os cheiros e sabores que já experimentou? De que forma você enxerga o......
Conheça os novos caminhos para as embalagens de papel05/02 Como a gente sabe, a sustentabilidade é o caminho para contribuir com o futuro do planeta. E isso vem motivando cada vez mais as empresas a inovarem e implementarem as mais diversas práticas para minimizar os impactos ao meio ambiente. Uma das......

Voltar para BLOG