Postado em 16 de Janeiro às 09h30

Conheça as características de 5 tipos de papel para impressão

Sua campanha está toda pronta e inclui materiais gráficos? Está em dúvidas sobre a escolha do papel? Isso é natural, afinal, o mercado gráfico oferece uma variedade de tipos de papel e a escolha influencia, tanto no custo de produção, quanto no resultado de seu material.

Mas, não se preocupe! A Arcus vai ajudá-lo a tomar a melhor decisão! Neste Blog, vamos falar sobre alguns tipos de papel. Continue lendo e prepare-se para fazer a melhor opção e garantir um material impecável.

Características do papel
Primeiramente, vamos falar um pouco sobre as características básicas dos papéis que podem ser agrupadas por cor, textura, peso e formato. Quando falamos em peso, estamos nos referindo à gramatura, que é a relação entre a massa e a área do papel, calculada em gramas por metro quadrado (g/m²). 

Já, a gramatura é a medida da massa pela área de um papel e significa uma densidade de área expressa em gramas por metro quadrado (g/m²). Ao falarmos de cor, o uso do branco é mais comum, mas em alguns casos, são utilizadas cores, o que proporciona um efeito positivo em determinados tipos de materiais e até pode minimizar custos. 

A textura é o aspecto físico do papel e a lisa é a mais utilizada, pois proporciona uma impressão mais nítida. No entanto, assim como a cor, a textura permite resultados específicos e diferenciados, desde que de acordo com um projeto consistente de criação.
Por fim, o formato nada mais é do que o tamanho da folha de papel utilizado pela gráfica. A adequação das dimensões de seu material ao formato da folha pode garantir redução de custos.

Tipos de papel

1. Papel Offset
Com custo baixo e acabamento poroso, esse papel é ideal para impressos em larga escala e pode ter gramaturas variadas (90 g/m²; 120 g/m²; entre outras). Sua indicação inclui papel timbrado e bloco de notas por haver a necessidade de escrever ou fazer anotações no material. Entre os exemplos deste modelo de papel está o sulfite.

2. Papel couché
O Couché, que em francês significa camada, chama a atenção pelo brilho e por ser extremamente liso. É indicado para impressos em policromia e de alta qualidade. Possui uma composição que permite cores mais vivas e é utilizado com muita frequência pelo mercado promocional, especialmente para a impressão de panfletos, flyers, folders, cartazes, cartões de visita, entre outros. O Brasil é reconhecido por ter um dos melhores papéis couché do mundo.

3. Duplex
O papel duplex é utilizado com frequência no segmento de embalagens. Sua gramatura vai de 180 g a 400 g aproximadamente. Além de uma boa espessura, as principais características estão relacionadas à cobertura branca tratada para receber a impressão na frente e verso sem tratamento.

4. Reciclado
Trata-se do papel offset reciclado, que também pode ser alterado para o papel sulfite reciclado. Sua principal diferença em relação ao offset tradicional é que ele é produzido de material 100% descartado e sustentável. Com cor parda, é indicado também para papel timbrado e bloco de notas. Se o seu objetivo é transmitir sustentabilidade para suas peças, essa é uma escolha perfeita.

5. Papel Adesivo
Recomendado principalmente para decalques ou etiquetas, o papel adesivo tem como característica principal uma fita adesiva embaixo. Dessa forma, permite que seja colado e separado de qualquer superfície. Atualmente, existem vários tipos desse papel como cartão, couché, entre outros. Você pode utilizá-lo para acompanhar seus produtos dentro de uma caixa ou para colocar nas janelas de seu escritório, por exemplo.

Agora você já conhece um pouco mais sobre alguns dos papéis mais utilizados para a impressão. É só avaliar qual atende às suas necessidades e escolher. Está precisando de uma gráfica. Venha conhecer a Arcus, aqui você terá uma impressão perfeita!

Veja também

Eleições 2016 | Vote no Impresso - Dicas preciosas para uma campanha eleitoral de sucesso03/08/16 A Arcus Indústria Gráfica em parceria com a Abrigraf Nacional e Abigraf Santa Catarina, disponibiliza a Cartilha "Vote no Impresso", uma cartilha repleta de dicas para que os candidatos fiquem por de dentro de tudo que é possível fazer durante o período de campanha.  Acreditamos que a mídia impressa é um dos grandes diferenciais nas campanhas e por......
Tendências do design gráfico para 202006/01 Sabemos que a importância do design gráfico vai muito além da comunicação e da estética. Afinal, para que um material ganhe forma, é necessário idealizar toda concepção de um produto ou......
Como gerir equipes criativas13/11/19   Você faz parte do fascinante mundo dos negócios e mantém o desafio constante de manter e elevar o potencial criativo de sua equipe? Bem-vindo ao conteúdo desse Blog Post! Nosso foco é justamente ajudá-lo a......

Voltar para BLOG