Postado em 29 de Novembro de 2019 às 14h56

A importância da finalização do arquivo

Uma impressão de qualidade é essencial para o resultado de uma peça, certo! Mas, de nada adianta você ter acesso às melhores gráficas do mercado se o arquivo não for finalizado de maneira correta. Fechar um arquivo para a impressão exige alguns cuidados e atenção especial para evitar erros e garantir o efeito que você planejou.
Portanto, fique atento a essa etapa e preze por todo o cuidado possível na finalização e envio da arte. Ao enviar um arquivo de maneira correta, você otimiza o trabalho da impressão, evita desperdícios, retrabalhos e desgastes de relacionamentos. Ficou interessado? Confira o nosso Blog Post e saiba mais sobre a importância de finalizar adequadamente o arquivo antes de mandá-lo para a impressão.

Arquivo fechado
Os arquivos fechados contam com informações fixas de fontes e imagens do material e não permitem a inserção de novas informações, o que possibilita manter a formatação com a configuração adequada para a impressão. Fique de olho na configuração do material, layout da página e outros fatores na hora de fechar o arquivo, pois qualquer erro por menor que seja pode gerar dificuldades, como por exemplo, o surgimento de cores diferentes ou outros problemas que atrapalham o sucesso do material.

Sobre os formatos
Como já mencionamos, o primeiro passo para garantir o sucesso de uma impressão é finalizar o material gráfico, salvar e fechar o arquivo para enviá-lo à gráfica. Uma boa alternativa é salvar o arquivo na extensão PDFX-1A, pois essa configuração garante a qualidade do material compactado e possibilita abrí-lo em qualquer dispositivo sem que sofra qualquer alteração.

O formato TIF também é adequado para imprimir imagens com qualidade e nitidez superior, já que também permite compactar os arquivos sem perder as configurações do trabalho, além de possibilitar que a imagem seja carregada sem perigo de perder a qualidade.

Após ter o formato definido, não esqueça outros passos importantes como, por exemplo, escolher o modelo de cores adequado para a impressão, verificar o tamanho da arte em relação ao papel e analisar a qualidade das imagens usadas.

Outro passo importante que deve ser levado em conta é a definição do formato em que o arquivo será aberto para visualização online.

Faça um check list

É fato que a estrutura correta de uma peça publicitária possibilita que ela seja lida por diversos softwares de impressão. Portanto, antes de enviar o arquivo para a gráfica, lembre-se que é fundamental seguir os passos de um check list, visando verificar se ele foi fechado adequadamente e se tudo está em ordem. Esse procedimento ajuda você evitar desconfigurações ou outros erros que possam atrapalhar a finalização do material.

Gostou? Agora, é só garantir o fechamento do arquivo adequado que, nós da Gráfica Arcus, asseguramos a melhor impressão para o seu material. Um trabalho em sintonia é essencial para o sucesso de todas as etapas de um material.

Veja também

Conheça os novos caminhos para as embalagens de papel05/02 Como a gente sabe, a sustentabilidade é o caminho para contribuir com o futuro do planeta. E isso vem motivando cada vez mais as empresas a inovarem e implementarem as mais diversas práticas para minimizar os impactos ao meio ambiente. Uma das ações em destaque está relacionada ao mundo das embalagens. Independentemente do tamanho do seu negócio, embalagens como sacolas e......
Viver é ver o mundo de infinitas formas todos os dias09/01 Se você precisasse descrever o mundo, como seria? Falaria sobre as cores que enxerga, quem sabe descreveria os sons que ouve diariamente, ou até mesmo os cheiros e sabores que já experimentou? De que forma você enxerga o......

Voltar para BLOG